Relatórios
Atenção: as instruções abaixo são regras gerais, mas podem variar um pouco de professor(a) para professor(a). Fique atento(a) às suas orientações/demandas específicas e consulte-o(a) em caso de dúvida!
Quando e em que formato se deve entregar o relatório?
O relatório deverá ter no máximo 8 páginas e deverá ser entregue até o início da aula da semana seguinte. Caso não haja aula na semana seguinte por motivo de feriado, por exemplo, consulte as condições de entrega com o professor.
É importante que fiquem evidentes na primeira página do relatório os nomes dos alunos e do professor, o número do grupo e da turma, título e número da experiência, ano/semestre e disciplina. Se achar conveniente, você pode utilizar nosso modelo de relatório, disponível para visualização nos seguintes formatos: pdf | docx | odt.
Se for imprimir, evite o desperdício imprimindo em frente e verso. Não há necessidade de capa, o cabeçalho na primeira página basta!
O que um relatório completo deve conter?
- Introdução: um brevíssimo texto escrito com suas palavras apresentando os objetivos principais do experimento e, opcionalmente, alguns conceitos físicos envolvidos e equações que serão utilizadas no relatório. Exemplos de objetivos: “medir o índice de refração da água, da parafina e do vidro”, “verificar a lei de Malus”, “determinar a frequência de ressonância de um circuito RLC”, etc… Cabeçalho + introdução devem ocupar juntos, no máximo, uma página.
- Descrição experimental. Figura(s) esquematizada(s) acompanhada(s) de descrição sucinta que explique a disposição dos principais elementos montados na bancada. Para a parte de Eletricidade, esquemas dos circuitos elétricos devem ser incluídos. Nesta seção, os detalhes do procedimento experimental não são necessários, já que estão presentes no roteiro fornecido. Porém, o grupo pode apresentar um resumo do procedimento e reportar qualquer evento adverso ou imprevisto que considere ter influenciado a tomada de dados.
- Tabela de dados. A tabela de dados original deve ser sempre anexada ao relatório. Adicionalmente, porém não obrigatoriamente, pode-se também transcrever os dados no corpo do texto num formato de tabela que o grupo julgue mais apropriado.
- Análise de dados. Esta seção deve conter todos os cálculos realizados a partir da tabela de dados experimentais, incluindo os gráficos e ajustes de retas e outras funções. Os gráficos poderão ser feitos em programas de computador ou a mão (papel milimetrado, monolog ou dilog). Programas como o Microsoft Excel e o Google Spreadsheets (online) fornecem ferramentas simples para ajustes de reta. Aqueles que utilizarem papel-gráfico, poderão optar entre obter os coeficientes da reta via análise de reta ajustada a mão ou via regressão linear na calculadora. O importante aqui é deixar claro qual foi o método empregado.
- Discussão. Ao obter o valor experimental de uma grandeza listada nos objetivos do experimento, ele deve ser confrontado com seu valor esperado, sempre que este estiver disponível. O valor esperado pode ser nominal (dado pelo fabricante, no caso de uma resistência de um componente elétrico ou a distância focal de uma lente) ou teórico (caso haja uma teoria que preveja um determinado valor para a grandeza dadas as condições do experimento). Sempre que possível, o grupo deverá estimar o erro das medidas brutas, propagar esse erro através dos cálculos realizados na análise de dados e avaliar se o valor experimental obtido é compatível ou não (dentro do erro experimental) com o valor esperado. Eventuais discrepâncias entre valores experimentais e valores teóricos ou nominais, devem ser discutidas nesta seção. O grupo deverá também apontar possíveis explicações para essas eventuais discrepâncias.
- Conclusão. Na conclusão, o grupo deverá exercitar a sua capacidade de síntese (para resumir os principais métodos e resultados do experimento) e de crítica (usando os pontos abordados na discussão para apontar possíveis erros sistemáticos do experimento e, se possível, dar sugestões de melhoria).
- Respostas ao questionário do roteiro. As respostas ao questionário devem estar diluídas no texto e não apresentadas em forma de lista. Exemplo: “…os dados experimentais do resistor NiCr são compatíveis com o de um resistor ôhmico (Q3)” indica que a frase contém a resposta à questão 3 do roteiro.
Recomendações gerais
O relatório é um texto com início, meio e fim. Deve ser uma narrativa consistente, minimamente autossuficiente e com conexão entre as partes. Procure primar por uma análise crítica e pela organização na exposição das ideias.
Pontos avaliados incluem a qualidade da apresentação, do texto e dos gráficos; a exatidão dos cálculos, das respostas ao questionário e das afirmações contidas no texto; o emprego responsável de unidades de medida e algarismos significativos; a qualidade da análise de erros. Os gráficos, tabelas, figuras e anexos devem conter um título, ser numerados e referenciados adequadamente no texto.
O material abaixo também pode servir de guia adicional: